[RESENHA] ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS? - ERICH VON DANIKEN


Título: Eram os Deuses Astronautas?
Autor: Erich Von Daniken
Páginas: 180
Editora: Melhoramentos
ISBN:  9788506044933

Eram os deuses astronautas? O livro já possui mais de 63 edições, e é considerado um dos mais lidos do mundo, alcançando seu auge em vendas e popularidade durante os anos 1970. Erich Von Daniken, autor do livro, desde sua juventude se interessou por discos voadores e astronomia, durante sua idade adulta trabalhava numa hotelaria durante o dia, e a noite quando os hóspedes se deitavam, ele se dedicava aos seus escritos, foi durante essa época que este livro foi desenvolvido. Anos depois, Daniken foi condenado por furto e fraude após descobrirem que durante doze anos ele desviou dinheiro da hotelaria para sustentar suas viagens pelo mundo a fim de pesquisar e escrever, Eram os deuses astronautas?. Este foi o primeiro livro de muitos que ele viria a escrever.

Erich encabeçou a ideia popularizada que hoje temos de alienígenas e deuses do passado, segundo ele as civilizações antigas receberam visitas de seres do espaço, e estes influenciaram no desenvolvimento da humanidade.

"Pois eu afirmo que nossos antepassados receberam visita do espaço sideral na mais recuada Antiguidade, embora não me seja ainda possível determinar a identidade dessas inteligencias extraterrenas ou o ponto exato de sua origem no Universo. Não obstante, proclamo que aqueles 'estranhos' aniquilaram parte da humanidade existente na época e produziram um novo, se não o primeiro, Homo sapiens."


Logo nas primeiras páginas Daniken aborda um tema muito controverso na filosofia e nas mentes de todas as pessoas, “Há outros seres inteligentes no Cosmos?”, uma das primeiras evidências de vida extraterrena que o livro apresenta é um suposição probabilística que digamos de passagem, bem convincente:

O número aproximado de estrelas, somente em nossa Via Láctea, sobe a 30 bilhões. A suposição de que nossa galáxia contém, pelo menos, 18 bilhões de sistemas planetários, é admitida pelos astrônomos da atualidade. Se tentarmos reduzir essas cifras, tanto quanto possível, e imaginarmos que as distâncias no interior de sistemas planetários são reguladas de tal modo que somente num caso entre cem existe planeta em órbita na 'ecosfera' de seu próprio sol, tudo isso ainda deixará 180 milhões de planetas capazes de manter vida. Se, em prosseguimento, supusemos que, entre os planetas assim capacitados, somente num deles, em cada centena, o potencial vitalizante haja sido aproveitado, ainda teremos, 1,8 milhão de planetas com seres vivos. Admitamos, para concluir que num só planeta, entre cem com seres vivos, existam criaturas com grau de inteligência semelhante ao do Homo Sapiens. Pois esta última conjectura ainda garante para nossa Via Láctea o enorme número de 18 mil planetas com vida inteligente semelhante a nossa".

Vale ressaltar que o livro foi publicado nos anos 1970, e não houve nenhuma alteração de dados desde sua publicação, atualmente, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, sabe-se que a Via Láctea possui entre cerca de 200 – 400 bilhões de estrelas, o que torna os cálculos de Erich ainda mais embasados e de difícil refutação.

Não obstante, logo após esse “tsunami” de dados ao leitor que ainda está “digerindo” essas informações, uma simples frase põe fim à nossa dúvida se há ou não vida inteligente fora da Terra.

Mas será essencial que os planetas devam ter condições semelhantes a da Terra para que nele exista vida?

É, Erich realmente é impressionante, e isso tudo, nas primeiras quinze páginas do livro.

O livro contém muitas outras evidências da existência extraterrena e sua visita ao nosso planeta, desde as linhas totalmente retas de Nazca que se assemelham a pistas de pousos e seus desenhos imensos que só podem ser vistos de quem estiver sobrevoando o local, até as pirâmides de Gize e seu misterioso modo de construção, indícios de que as civilizações antigas possuíam tecnologias e conhecimentos muito avançados para sua época, como números com quinze casas decimais sem a existência de computadores, mapas contendo faixas de Terra que a milênios estavam soterradas pelo gelo no polo sul e que foram descobertos muitos anos mais tarde e diversas outras evidências espalhadas pelo mundo.


Durante toda a leitura, o autor fez centenas de perguntas, porém, nenhuma delas foi respondida, assim como o título do livro. Erich desejou aos seus leitores, que tirassem suas próprias conclusões após o conhecimento de tantas evidências do passado lidas no livro. A leitura é agradável, o livro possui um glossário de fotos ilustrando algumas das viagens que autor realizou, e cada linha lida torna o leitor mais ávido pelas palavras de Erich Von Daniken. 

Espere, deixe seu comentário abaixo..
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Olá!
    Confesso que esse livro não chamou minha atenção, mas parece ser bem legal para quem curte o gênero! Achei interessante como o autor abordou o tema! Ótimo post!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...