[RESENHA] GUERRA CIVIL - STUART MOORE






Título: Guerra Civil
Autor: Stuart Moore
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542804126
Páginas: 395


Enfim, o sonho de muitos amantes de história em quadrinhos, torna-se realidade, atualmente alguns autores se principiaram a adaptar HQs para livros novelizados. Dando a trama original uma longevidade de leitura muito maior, e com uma caracterização de detalhes, tanto dos personagens, como do ambiente em que se passa os acontecimentos, e das ações, muito mais minuciosa, e Guerra Civil de Stuart Moore, é um deste livros, retratando uma das histórias mais famosas do mundo Marvel.





A história começa em Stanford, cidade estadunidense situada em Connecticut. Um grupo de super-humanos(assim como é retratado no livro todos os que possuem algum tipo de super poder), denominados Novos Guerreiros, se encontravam em situação de baixa popularidade e respeito moral para com o mundo(ao ponto de criarem um reality show das lutas deles próprios), se deparam com alguns vilões, que notavelmente eles compreendem serem

superiormente mais poderosos, nada obstante, resolvem aborda-los, afinal, caso obtivessem êxito, a audiência deles aumentaria em muito. No decorrer da batalha dos Novos Guerreiros com estes vilões, um deles chamado Nitro, com poderes de alta energia incendiaria, inicia um processo de expansão/explosão, que aniquila os Novos Guerreiros, os outros vilões, a si próprio, e mais de oitocentos civis, pessoas, que moravam, trabalhavam, estudavam naquela área, deixando uma enorme cratera no centro de Stanford, e um ideal de revolta na mente das pessoas, que já não se sentiam mais seguras convivendo com os super-humanos.



A explosão em Stanford, é o ponto inicial para toda a trama do livro, após esse acontecimento, a S.H.I.E.L.D. juntamente com o governo dos Estados Unidos promovem a chamada Lei de Registro Super-humano, em que todo super-herói, ao se registrar, deve apontar quais poderes possui, codinome, e identidade secreta publicamente, e os que não seguirem a lei, notavelmente serão tratados como bandidos, criminosos, foras da lei. O fato de expor a liberdade dos super-heróis, revelando suas identidades, produz revolta em alguns mais conservadores, como o Capitão América, e gera um momento de clareza à outros mais modernos, menos conservadores, como o Homem de Ferro. 




A ideia de registro dos super-heróis, é adequada, pois possuindo uma sistematização, um catálogo de super-heróis, estando de acordo com a lei, acidentes como o de Stanford podem ser evitados, mortes de pessoas inocentes serão evitadas. Porém, nem todos são de acordo com esta lei. E o que fazer com estes “foras da lei”? 



Reed Richards juntamente com Tony Stark constroem uma “prisão especial” para eles, chamada de Zona Negativa, com nível de segurança adequado a evitar que super-humanos fujam, e atendendo suas necessidades de forma que fiquem confortáveis. Porém, ainda permanecem presos.




A diferença de ideias, gera o conflito, e o decorrer do livro é cheio de ação e batalhas entre super-heróis dos dois lados, do Capitão América contra a Lei de Registro, e o lado do Homem de Ferro e agentes da S.H.I.E.L.D., a favor da Lei de Registro. A quantidade de super-heróis envolvida é das mais significativas e variadas, além dos vingadores, há o quarteto fantástico, o Demolidor, O Homem-Aranha, O Justiceiro, a Tempestade(dos X-MEN), os Guerreiros de Atlântida, além de deuses gregos como Hermes e Hércules.





O autor conseguiu descrever muito bem as cenas, as personalidades e caráter dos personagens, ao ler as falas de cada um, o leitor que gosta de gosta de HQ's e conhece,  percebe que realmente aquele tipo de fala, expressa a pessoa que é cada personagem. A edição do livro está impecável, com um contraste possuindo folhas pretas no inicio de cada capítulo e contra capas com desenhos dos super-heróis.

Espere, deixei seu comentário abaixo. 
 
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Eu queria taaanto ler esse livro, ainda não vi o filme também, estou louca para saber no que vai dar essa confusão, adorei o blog e suas resenhas <3
    http://meiosentimental.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...