DEVER DE CAPITÃO [Livro] - Vs - CAPITÃO PHILLIPS [Adatação]






"Dever de capitão – Richard Phillips", livro já resenhado aqui no blog, e que teve adaptação para o cinema como “Capitão Phillips”, dirigido por Paul Greengrass, e atuado por nada mais nada menos que Tom

Hanks, é, o cara da bola Wilson no clássico filme Náufrago.


Sinopse: Richard Phillips (Tom Hanks) é um comandante naval experiente, que aceita trabalhar com uma nova equipe na missão de entregar mercadorias e alimentos para o povo somaliano. Logo no início do trajeto, ele recebe a mensagem de que piratas têm atuado com frequência nos mares por onde devem passar. A situação não demora a se concretizar, quando dois barcos chegam perto do cargueiro, com oito somalianos armados, exigindo todo o dinheiro a bordo. Uma estratégia inicial faz com que os agressores recuem, apenas para retornar no dia seguinte. Embora Phillips utilize todos os procedimentos possíveis para dispersar os inimigos, eles conseguem subir à bordo, ameaçando a vida de todos. Quando pensa ter conseguido negociar com os piratas, o comandante é levado como refém em um pequeno bote. Começa uma longa e tensa negociação entre os sequestradores e os serviços especiais americanos, para tentar salvar o capitão antes que seja tarde.





Enfim, para quem gosta de um livro e fica sabendo que ele vai ser adaptado para o cinema pode ser emocionante, ou até decepcionante considerando que a maioria das adaptações atuais não possuem um desfecho tão interessante quando o livro.




Mais o que me forçou a escrever este artigo é que com este filme foi diferente. Detalhes de toda a operação desde o embarque no navio até o resgate do capitão, que o autor do livro escreve, estão reproduzidos no filme.





Primeiramente, o filme demonstra inicialmente o amor que o Capitão sentia por sua família, assim como ele escreveu no livro.

Segundo, a descrição que o autor do livro faz dos seus sequestradores é totalmente compatível com os atores que foram escolhidos para representar o papel dos mesmo, um mais baixo com aspecto de lider, “o Líder, dava as ordens e os outros obedeciam.”(pg 86) e que possuía uma característica mais paciente e menos violento do que os outros piratas. “Mas a abordagem do Líder era muito inteligente. Queria que confiássemos nele, e que maneira melhor havia de conseguir isso do que fazer com que ele parecesse nossa única salvação contra piratas violentos?”(pg 87)





Assim como no livro há a descrição de um pirata mais novo, inesperiente, como é representando no filme pelo ator Barkhad Abdirahman.




Também é demonstrado: a atenção do capitão para com os equipamentos de segurança contra piratas, e sua relutância em realizar exercícios de segurança; os dois ataques que o navio Maersk Alabama sofreu, sendo o segundo que teve êxito dos piratas; o fato de Richard fazer uso estrategicamente dos rádios de mão para manter a tripulação longe dos piratas sem que estes percebessem, além de a partir de algumas ações, induzir nos invasores a ideia de que o navio tinha enguiçado e estava sem energia elétrica.





Diversas outras cenas e detalhes do livro são representados no filme, obedecendo muito fielmente o enredo, que vale muito a pena ser assistido. Vejam o trailer.



Não esqueça de deixar seu comentário aqui em baixo.
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Oi!

    Nunca tinha ouvido falar nem do livro nem do filme. Eu normalmente sou mais adepta à romance e distopias, mas adorei a história do livro e acho que vou tentar ler!

    Muito obrigada pela indicação!

    Beijos,

    http://viciadas-em-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Elivelton, eu já assisti o filme e gostei muito. É bem legal quando o roteiro do filme é fiel ao livro. Já aconteceu de em casos de adaptações eu gostar mais do filme, porém, o contrário é mais provável. rsrsr

    http://atraentemente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Evandro, são poucos os filmes que são fiéis aos livros. ;)

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...