[RESENHA] PERDIDO EM MARTE - ANDY WEIR


Título: Perdido em Marte
Autor: Andy Weir
Páginas: 335
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413359

Andy Weir em seu primeiro livro, “Perdido em Marte”, alcança um sucesso de vendas bastante alto para um autor principiante, tudo começou com pequenos trechos que ele publicava na internet diariamente sobre a história fictícia de um astronauta que havia se perdido em marte, ele ganhou tanto sucesso dos leitores que seu hobby tornou-se um livro, muito bem elaborado e escrito, em primeira pessoa.

Mark Watney é um engenheiro mecânico, e botânico (nada a ver, rsrs) tripulante da missão Ares 3 da Nasa em visita a Marte, alguns dias depois da nave ter pousado no solo marciano, uma enorme tempestade de areia se aproxima de sua localização, comprometendo a segurança dos tripulantes e dos equipamentos, então eles são forçados a deixarem o planeta antes da dia previsto no cronograma, nessa fuga às presas Mark é atingido por uma antena carregada pela tempestade ficando inconsciente, seus colegas de viagem o procuram e tentam se comunicar com ele, porém, tudo em vão, Watney é dado como morto e a nave é decolada. Após algumas horas, Mark acorda e sua primeira reação é “Estou ferrado”.


A partir disso, o tripulando deixado para trás tem que sobreviver com o resto dos suprimentos e equipamentos que permaneceram em Marte. Usando suas habilidades como engenheiro e botânico, todo o conhecimento que ele possui pode ter fundamental importância para salvar sua vida, ele agora terá que conseguir comida, água e energia para sobreviver durante muitos messes além do que os suprimentos restantes podem lhe servir até que alguém venha lhe resgatar, tudo isso, num planeta inanimado, quase sem atmosfera e com temperaturas na superfície que chegam a -150 graus célsius.

O personagem principal é muito bem-humorado, mesmo nas horas de perigo ou apuros ele ainda consegue manter o humor, é incrível como em condições muito adversas as favoráveis a inteligência de Mark consegue tirá-lo dessas situações, quando o leitor pensa que ele não tem mais como consertar algo e sair dos apuros estando destinado a morrer, ele consegue contornar a situação, como diria Watney, “Um problema de cada vez”.


Muitas pessoas que já leram o livro reclamaram a respeito da quantidade de termos técnicos e dados numéricos que ele apresenta, porém, é este o charme de toda a narrativa, não é apenas uma ficção como em qualquer filme, é ficção científica com fundamento de verdade, respeitando as leis da física e da engenharia, todos os emblemas matemáticos que o personagem utiliza são explicados no decorrer da narrativa por ele mesmo sempre mantendo o bom humor, e isso é realmente cativante. Este livro proporciona momentos de leitura bastante agradáveis, e para que é engenheiro, físico ou matemático, tenho certeza que irá adorar a cada palavra lida.

Espere, deixe seu comentário abaixo.
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Eu assisti o filme e gostei muito, pretendo ler o livro, deve ser fabuloso também.

    ResponderExcluir
  2. O filme é ótimo e o livro também, eu já li e assisti umas duas vezes de tão bom. Ótima resenha Elivelton.

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...