[RESENHA] CONTATO - CARL SAGAN



Título: Contato
Autor: Carl Sagan
Páginas: 416
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788571646995

Carl Edward Sagan, foi um cientista, astrônomo, astrobiólogo, cosmólogo e escritor muito conhecido por promover a divulgação das ideias e teorias científicas às pessoas leigas sobre o assunto no século XX. A série Cosmos bastante afamada atualmente apresentada por Neil deGrasse Tyson  é uma readaptação da série original Cosmos da década de 90 apresentada por Sagan que foi baseada em seu livro de mesmo nome.


Contato, é um dos livros mais famosos do autor, a história possui como eu-lírico a pequena Ellie que já quando criança demonstra possuir grande interesse pela ciência, e sua curiosidade a torna quando adulta a Dr. Arroway, uma astrônoma que lidera um projeto com radiotelescópios, em busca de sinais de vida inteligente fora do planeta Terra, o projeto Argus.




Seus dias no trabalho geralmente são monótonos e constantemente repetitivos, até que em um dia os radiotelescópios captam um sinal vindo da estrela Veja da constelação de Lira, uma sequência de números primos, enfim, algo deste tipo vindo do espaço certamente é um grande indício que outros seres estavam tentando se comunicar com os humanos da Terra, assim, Arroway contata todos os outros centros de radiotelescópios no mundo para que nenhuma parte da mensagem seja perdida. No começo os astrônomos não sabiam e nem tinham ideia do que dizia essa mensagem, até que descobrem que são instruções para a construção de uma máquina, provavelmente uma nave espacial que poderia leva-los até outra estrela, até Vega, pois havia descrições para criação de cinco poltronas dentro da nave, com essas instruções e com a contribuição de diversos países, a máquina começa a ser construída.
Com toda essa nova descoberta exposta ao mundo, muitas pessoas, principalmente fanáticos religiosos expuseram suas opiniões, alguns diziam que isso era obra do diabo, outras, de Deus, alguns acreditavam que era uma máquina que traria os aliens para a Terra e a tornaria um caos, todos esperavam ansiosos para o término da construção dessa máquina afim de saber o que realmente iria acontecer.


No decorrer do livro, alguns embates filosóficos, políticos e religiosos da realidade são altamente discursados, percebe-se claramente características do autor como o ateísmo na personagem Ellie, algumas discussões religiosas são realizadas entre ela e o padre Palmer Joss a respeito da existência ou não de um Deus, além disso, o livro foi lançado em 1985 em meio a Guerra Fria, e a beligerância entre diversos países no desejo de ter maior influência no projeto e conseguir uma vaga dentre os cinco tripulantes para demonstrar superioridade, é notada.


Carl Sagan escreveu muito bem o livro, não é uma leitura cansativa e nem recheada de termos técnicos, com uma linguagem simples Sagan conseguiu divulgar de forma clara conceitos da ciência para que qualquer pessoa possa compreender. Realmente, a leitura é muito envolvente e acolhedora, o leitor sente-se bem ao ler seu livro e o final da história é surpreendente. Enfim, um dos melhores livros que já li, um dos meus favoritos.


Espere, deixe seu comentário abaixo...
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Oi, Elivelton. Tudo certo?
    Contato parece ser um livro muito bacana. Eu li poucos livro relacionados à ficção científica. Entretanto, confesso que achei esse bem interessante, até me interessei em lê-lo. Muito legal a resenha.

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...