[RESENHA] SENTIMENTO DAS HORAS - BELO DE SOUZA





Título: Sentimento das Horas
Autor: Belo de Souza
Editora: Universitária da UFPB
Páginas: 150
ISBN: 9788599135440



Belo de Souza, paraibano, militante pacifista, defensor dos direitos dos povos e das nações, encontrou através da poesia um modo de defender a paz, a natureza, o meio ambiente. Seus versos demonstram o amor que sente pelo seu estado e sua capital João Pessoa, nos instrui a conscientização para a preservação do meio ambiente, e em buscar a paz.





Era 31 de dezembro de 2015 quando adquiri este livro, eu estava viajando, em João Pessoa-PB, e num centro cultural em que eu estava, veio até mim e meu pai o senhor de idade com sua maleta em mãos com intenção de nos vender este livro, confesso que inicialmente não me interessei muito por sua obra, achei que fosse apenas mais um livro chato, mas mesmo assim resolvi comprar(ou melhor, meu pai que comprou, ele que pagou né, rsrs), logo nas primeiras páginas me deparei com o poema Ego, ao lê-lo, percebi o quão semelhante a mim eram suas palavras, sua defesa pela vida, pela paz, pela natureza, contra o preconceito com os povos, e ainda uma leve citação ao Holocausto, tema referente a Segunda Guerra Mundial, que amo estudar, a partir daí percebi que nas próximas páginas, o livro poderia me trazer muitos outros poemas bonitos e que me faziam relaxar.






Mais a frente encontro o poema Tributo à Paz, nitidamente pacifista, vê-se a intenção do autor de fazer o leitor imaginar as belezas de nossa terra, como tudo é grandioso, tudo é belo, que nós, os humanos que devemos proteger tudo isso, as vezes destruímos, a natureza e a nós mesmos, o poema pede um apelo a paz, e que não ocorra mais guerras, assim como um apelo religioso para que o primeiro seja atendido.




Ainda há poemas que retratam as belezas da Paraíba, como O Meu Lindo Cabo Branco e Exaltação a Augusto dos Anjos, a admiração pela natureza(Meditação), e muitos outros poemas maravilhosos: O Livro; Honra a Bandeira; A poesia.




Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. É tão legal quando um livro nos surpreende. Adorei saber mais sobre a estrutura da obra... acho os temas abordados muito relevantes. Adorei o post!

    Abraços,
    Francielle
    www.universoliterario.com.br

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...