[RESENHA] BILIONÁRIOS POR ACASO: A CRIAÇÃO DO FACEBOOK - BEN MEZRICH




Título: Bilionários por Acaso: A criação do Facebook

Autor: Ben Mezrich

Editora: Intríseca 
ISBN: 9788598078946
Páginas:228




A história de dois estudantes de uma das melhores instituições de ensino do mundo, Harvard, que buscavam além de suas congratulações profissionais, a proximidade com os alunos do sexo oposto. Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, se conheceram em encontros festivos dos chamados Clubes Finais, Clubes estes que todos os alunos da universidade almejavam um dia fazer parte. 





Eduardo, um homem de negócios em ascensão, entendia de empresas, investimentos, e possuía boas relações sociais, era naturalmente um rapaz esperto, com boa oratória, por outro lado, Mark, gênio da computação, não era muito interativo, sempre calado, sua face nunca demonstrava nenhuma emoção, considerado nerd, ou geek, a quem lhe visse.




Personalidades tão diferentes se tornaram amigos ao acaso, involuntariamente. Não possuíam muito sucesso com as mulheres, principalmente Mark, até que Eduardo consegue marcar um encontro com uma garota, e esta leva uma amiga. Ocasionalmente como das outras vezes, Mark leva um fora, não era de se impressionar, já levou um pé na bunda tantas vezes. 





O fora que ele levou da garota, foi o ponto chave para a criação de uma das maiores redes sociais do mundo. Inicialmente com o objetivo de trotear os estudantes de Harvard comparando fotos deles hackeadas do sistema de registro da instituição, e compará-las a fotos de animais, o Fecemash foi criado. Mark queria se sentir no comando denovo, mostrar as pessoas que lhe esnobaram, que ele era de um alguma forma, superior. Seu ego era alto. 




Isto quase lhe rendeu a expulsão da universidade, mas sua genialidade e excelência como estudante lhe salvou da sentença. O Facemash foi o precursor do Facebook. Uma ideia muito mais inovadora e útil do que o Facemash propôs. Mark imaginou, porque não criar um site em que as pessoas possam se cadastrar e adicionar outras pessoas ao seu círculo de convivência. E Eduardo teve papel de grande importância nesse projeto, pois sem seu financiamento nada teria ido ao ar, on-line, além dele ser o primeiro empresário a conseguir que outras empresas anunciassem no Facebook. 




Com o passar dos meses, Mark se tornava mais e mais dedicado, no projeto, no Facebook, inicialmente, abrangendo apenas os alunos de Harvard, expandindo para outras universidades e posteriormente todas as pessoas. Mantendo sua sede no Vale do Silício, além de trabalhos quase excessivos, Mark não mantinha condições de prosseguir na sua graduação na universidade, enquanto Eduardo, acreditva ser de suma importância seu diploma. A separação e as intrigas entre os dois amigos, começa com este distanciamento.




Além da inclusão de novas pessoas na produção do Facebook, pois com o uso crescente da demanda, mais e mais especialistas em empresas e programação eram necessários. Aos poucos Eduardo se via mais distante dos negócios do Facebook, sem saber, Mark criava mais ações do Facebook, acarretando que as suas ações na empresa, cada vez mais, se desvalorizavam, iniciando assim sua exclusão da criação da maior rede social já criada. 



O autor, Mezrich, atuou maravilhosamente bem em sua narrativa, o livro te cativa a lê-lo mais e mais, a história da forma que foi descrita, se tornou cativante, e até inspiradora. É notável que a sutileza nos detalhes das ações e na sequência lógica que o livro toma é essencial. Ao final do livro, o leitor, terá uma leve inclinação a ver Mark como uma pessoa desagradável, isso é lógico, quando tomando como base que o livro foi fundado com apenas relatos de Eduardo Saverin e de outros que acompanharam a história. Mark não quis se pronunciar na produção desse livro, acredito que se os dois lados da história fossem descritos, o entendimento do livro seria diferente. 

Espere, deixe seu comentário abaixo.

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Elivelton, gostei bastante da sua resenha! Sempre ouço falar super bem desse livro, mas nunca tive curiosidade o bastante para conferir. Ainda assim, me intriga o fato de termos uma só percepção numa história que envolve duas pessoas. Com certeza se os dois estivessem envolvidos nós teríamos um toc diferenciado de perspectivas... o que talvez seria ainda melhor. Em todo caso, taí uma excelente indicação para quem curte a temática. Quem sabe um dia eu ainda não confira?

    Abraços,
    Francielle
    www.universoliterario.com.br

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...