[RESENHA] SNIPER AMERICANO - CHRIS KYLE




Título: Sniper Americano
Autor: Chris Kyle
Páginas: 344
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580576443

Sniper Americano é um livro narrado em primeira pessoa, uma autobiografia de um ex-Seal Chris Kyle, repleto de fatos atordoantes da vida de um militar estadunidense lutando na Guerra ao Terror.
  


O autor, um atirador de elite, inicia o livro narrando como obteve sua primeira morte, quando ele estava encarregado de proteger um grupo de fuzileiros numa patrulha pelo Iraque vigiando de um prédio nas proximidades, uma mulher se aproximava dos soldados com uma granada nas mãos pronta para explodir e matar os fuzileiros, a decisão de Kyle não era fácil, mas era seu dever proteger os americanos, foi a primeira vez que ela matou alguém, e a única em que essa pessoa era uma mulher.





No começo do livro, Chris conta desde sua infância quando aprendeu a atirar até a fase adulta seu desejo de entrar para as forças armadas, também descreve como foi o treinamento para ser um Seal, extremamente torturante, levando-o ao limite, tanto psicologicamente como fisicamente.


Após conhecer e se casar com Taya, Kyle foi mandado para o Iraque em sua primeira campanha, após essa Chris ainda perdurou durante quatro anos na ativa conciliando o trabalho no Iraque e a vida familiar nos EUA. O livro além dos escritos do autor contem textos escritos pela sua esposa Taya, dando um melhor entendimento para o leitor de como era para sua esposa ter seu marido esporadicamente, ao ponto de perdê-lo numa guerra todos os dias.



A leitura é bastante agradável e simples, o autor usa muito de palavrões e alguns jargões de quem convive em meio militar, em alguns momentos percebe-se e o leitor fica até enojado com o gosto de matar pessoas que Chris Kyle sentia, não matar por matar, mas, matar para salvar americanos. Kyle era extremamente patriótico e isso é transmitido no livro, ir a guerra e matar iraquianos, para ele, era simplesmente como levantar cedo num dia normal e ir trabalhar para sustentar sua família, para ele Deus vinha em primeiro lugar, posteriormente seu país e depois sua família.



O livro contém algumas fotos, desde a infância de Chris até seu período na guerra, foi muito bem editado, tanto na escolha da fonte e o plano de fundo da capa, realmente muito belo. Uma leitura emocionante, contada por quem viveu e atuou fortemente nas guerras atuais, onde Kyle atualmente pode ser considerado o atirador de elite mais letal da história dos EUA. 



Chris Kyle foi assassinado com um tiro pelas costas em frente a sua casa nos EUA em 2013, por um ex-soldado estadunidense que sofria de estresse pós-traumático.


"Não passo muito tempo filosofando sobre matar gente. Tenho a consciência limpa sobre meu papel na guerra.
Sou um cristão fervoroso. Não um cristão perfeito - nem de perto. Mas acredito em Deus, em Jesus e na Bíblia. Quando morrer, Deus vai me julgar por tudo que fiz na terra.
Ele pode até me segurar para o último momento e deixar todo mundo furar a fila, porque levará muito tempo para repassar todos os meus pecados." (KYLE, Chris. Sniper Americano. pg. 341)


Espere, deixe seu comentário abaixo.
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Olá!
    Não costumo ler tantos biograficos, mas adorei a resenha. A história parece ser bem intensa, do tipo que prende o leitor, então já tá na minha lista.
    Beijos! :D
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  2. O livro deve ser muito bom, pois o filme que se baseou nele gostei muito. Gosto de livros que trazem fotos e documentos originais.

    www.atraentemente.com.br

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...